Uma dúvida comum entre os implantodontistas é sobre a necessidade de remover pinos ou núcleos metálicos antes de um exame tomográfico. Esses componentes metálicos podem gerar artefatos de alta densidade que, em alguns casos, prejudicam a qualidade das imagens.
O que são os artefatos metálicos?
O “artefato metálico” ocorre devido ao efeito de materiais de alta densidade, como ligas metálicas. Quanto maior o número atômico do metal utilizado em restaurações ou pinos, maior a chance de artefatos aparecerem, gerando sombras ou linhas hiper e hipodensas na imagem.
É necessário remover o pino?
Não é necessário remover o pino metálico antes do exame! Além de ser possível realizar o diagnóstico com ele, a remoção pode aumentar o risco de fratura do dente, comprometendo a integridade da estrutura.
Em quais situações remover o pino?
Se o paciente já apresenta coroa ou pino soltos, o ideal é encaminhá-lo ao exame sem esse material. Dessa forma, reduzimos interferências de artefatos e evitamos riscos desnecessários.
Na Data X, contamos com tecnologia avançada e filtros de redução de artefatos para oferecer imagens claras e diagnósticos precisos, mesmo em presença de materiais metálicos.
Confie na nossa expertise para entregar segurança e qualidade no diagnóstico do seu paciente!